DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE
CUSTEIO E INVESTIMENTO DO MUNICÍPIO
DE PARAMOTI PARA O QUADRIÊNIO 2026-
2029 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A PREFEITA MUNICIPAL DE PARAMOTI – ESTADO DO CEARÁ
FAÇO saber que a Câmara Municipal APROVOU e eu SANCIONO e PROMULGO a seguinte
Lei Municipal:
CAPITULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º. O Plano Plurianual de Custeio e Investimento do Município de PARAMOTI/CE para o
quadriênio 2026-2029, constituído pelos anexos integrantes desta Lei Municipal, elaborados de
conformidade com o inciso I e § 1º do art. 165 da Constituição Federal/88, fixa para o período,
as despesas a ele vinculadas em R$ 651.338.000,00 (seiscentos e cinquenta e um milhões,
trezentos e trinta e oito mil reais.).
§ 1º. As despesas do Plano Plurianual para o quadriênio de 2026-2029, fixadas no caput deste
artigo e demonstradas nos anexos integrantes desta Lei Municipal, ficam distribuídas da seguinte
forma:
I. Exercício Financeiro 2026 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 118.167.300,00
II. Exercício Financeiro 2027 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 141.800.700,00
III. Exercício Financeiro 2028 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 170.160.900,00
IV. Exercício Financeiro 2029 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 221.209.100,00
§ 2º. Ocorrendo mudança da moeda, extinção do indexador, mudança na política salarial, corte
de casas decimais e qualquer outra ocorrência no Sistema Monetário Nacional, fica o Chefe do
Poder Executivo Municipal, através de Decreto, autorizado a adequar as disposições desta Lei
de forma que seus valores sejam imediatamente revistos, atentando para a perfeita atualização
e, principalmente, para que o equilíbrio do sistema orçamentário e financeiro seja preservado e
este não sofra prejuízo manifesto capaz de inviabilizar, temporária ou definitivamente o
atendimento dos objetivos programados e a continuidade do funcionamento da máquina
administrativa.
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Art. 2º. Consideram-se, para os efeitos deste Plano Plurianual os seguintes conceitos:
I. PROGRAMA - o instrumento de organização de ação governamental visando à
concretização dos objetivos planejados;
II. AÇÃO - o instrumento de programação constituído de operações para alcançar o objetivo
de um programa de governo, sendo mensurada por indicadores estabelecidos e que
articula uma atividade ou um projeto que concorrem para um objetivo visando à solução
de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade.
III. ATIVIDADE - um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um
programa/ação, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo
contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação
de governo;
IV. PROJETO - um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um
programa/ação, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais
resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de
governo;
V. META - o resultado final pretendido para a ação e os intermediários, obtidos ao longo do
período de planejamento/execução, como um cronograma físico expresso na unidade de
medida indicada;
VI. PRODUTO OU OBJETO - o resultado da realização da ação;
VII. OPERAÇÃO ESPECIAL - despesas que não contribuem para a manutenção das ações
de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a
forma de bens ou serviços sendo uma ação típica ao detalhamento da função
ENCARGOS ESPECIAIS.
§ 1º. Cada programa identificará as ações necessárias para atingir os seus objetivos, sob a forma
de atividades e projetos, especificados os respectivos valores, bem como as unidades
orçamentárias responsáveis pela realização da ação.
§ 2º. As atividades e projetos poderão ser desdobrados em subtítulos, unicamente para
especificar sua localização física integral ou parcial, não podendo haver alteração das
respectivas finalidades para o respectivo título.
§ 3º. Cada atividade e projeto identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.
§ 4º. As categorias de programação de que trata esta Lei serão identificadas no projeto de lei
orçamentária anual por programas, atividades ou projetos e respectivos subtítulos.
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Art. 3º. O Prefeita Municipal, através de ato circunstanciado, fica autorizado a nomear ou
renomear qualquer programa ou ação de trabalho como PRIORIDADE ESPECIAL, nas
seguintes hipóteses:
I. Quando as características dos programas coincidirem com os objetivos para saneamento
de situações emergenciais;
II. Quando a União e/ou o Estado já tenham depositado parcela respectiva de recursos
financeiros e o Município participe com recursos até 50% (cinquenta por cento) do custo
final do programa de trabalho;
III. Quando o Município venha a participar de programa de trabalho com outros Entes e estes
tenham depositado volume superior a 50% (cinquenta por cento) da parcela da obrigação
individual, considerando que o programa a ser executado conste dos respectivos planos
plurianuais de investimentos, ou que o programa tenha sua execução total no primeiro
exercício do Plano Plurianual dos Governos conveniados: e
IV. Quando houver receita de capital derivada de alienação de bens e direitos que integram
o patrimônio público, destinada especificamente ao financiamento de despesas de capital
prevista neste Plano.
CAPITULO II
DOS OBJETIVOS E METAS
Art. 4º. Os programas, os produtos e/ou objetivos e as metas da ação governamental nas áreas
de custeio e de investimento, bem como os recursos necessários a sua execução, estão
especificados nos anexos e quadros desta Lei Municipal, constituindo-se parte integrante dela,
estampados na programação do Plano Plurianual com a seguinte estrutura:
ANEXO I Perfil Básico Municipal - www.ipece.ce.gov.br – última publicação;
ANEXO II Funções de Governo;
ANEXO III Subfunções de Planejamento Governamental;
ANEXO IV Programas de Gestão Governamental;
ANEXO V Ações Finalísticas;
ANEXO VI Relação de Produtos Gerenciais;
ANEXO VII Relação de Indicadores Gerenciais;
ANEXO VIII Fontes de Recursos;
ANEXO IX Eixos Estratégicos e Temáticas;
ANEXO X Ações Finalísticas Precificadas;
ANEXO XI Ações Finalísticas por Metas Físicas e Financeiras – Planejamento Geral;
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ANEXO XII Ações por Eixos Estratégicos e Temáticas;
ANEXO XIII Previsão de Arrecadação de Receitas;
ANEXO XIV Primeira Infância – PPA Exclusivo; e
ANEXO XV Primeira Infância – PPA Não Exclusivo.
Art. 5º. Os valores financeiros contidos nos anexos desta Lei Municipal para o exercício de 2026
estão orçados a preço de JULHO/2025, com uma variação inflacionária média estimada para os
demais exercícios financeiros contemplados neste PPA de acordo com a política monetária
nacional.
Art. 6º. Fica o Poder Executivo Municipal, no decorrer da vigência deste plano, autorizado a
promover revisões para alterações ou ajustes de valores contidos no Plano Plurianual 2026-
2029, provocadas por fatos emergentes, sejam regionais, territoriais, isolados e/ou localizados
que venham a ocorrer no contexto sócio-econômico, que o obrigue a passar por um processo
gradual e indispensável de reestruturação.
Art. 7º. A revisão, inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no Plano Plurianual
poderá ocorrer a qualquer momento por lei ordinária, por intermédio da Lei Orçamentária Anual
ou de seus créditos adicionais, apropriando-se ao respectivo programa, as modificações
consequentes.
Parágrafo único - De acordo com o disposto no caput deste artigo, fica o Poder Executivo
autorizado a adequar as metas das ações orçamentárias para compatibilizá-las com as
alterações de valor ou com outras modificações efetivadas na LOA.
CAPITULO III
DO PLANEJAMENTO PLURIANUAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Art. 8º. As despesas programadas no Plano Plurianual para o quadriênio de 2026-2029
relacionadas à PRIMEIRA INFÂNCIA, foram planejadas conforme distribuição a seguir, fazendo
uso de um fator de ponderação para àquelas NÃO EXCLUSIVAS:
Exercício PPA Exclusivo PPA Não Exclusivo
I. Exercício Financeiro 2026 . . . . . . . . . R$ 10.530.000,00 R$ 35.019.047,58
II. Exercício Financeiro 2027 . . . . . . . . . R$ 12.636.000,00 R$ 43.773.844,32
III. Exercício Financeiro 2028 . . . . . . . . . R$ 15.163.200,00 R$ 54.717.495,68
IV. Exercício Financeiro 2029 . . . . . . . . . R$ 19.712.200,00 R$ 76.604.369,60
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§ 1º - O fator de ponderação para apuração dos gastos NÃO EXCLUSIVOS” do Orçamento da
Primeira Infância foi calculado dividindo-se o número de crianças de 00 a 06 anos da população
local, pelo número de habitantes da população total do Município.
§ 2º - O PPA da Primeira Infância deverá compor a Agenda Transversal da criança e do
adolescente de que trata a Seção I deste Capítulo.
Seção I
DO PLANEJAMENTO PLURIANUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Art. 9º. A criança e o adolescente serão objeto de uma AGENDA TRANSVERSAL multisetorial
do Governo Municipal.
Parágrafo único - Para fins do disposto nesta Lei, considera-se Agenda Transversal o conjunto
de atributos que encaminha problemas complexos de políticas públicas, podendo contemplar
aquelas focalizadas em públicos-alvo ou temas específicos, que necessitam de uma abordagem
multidimensional e integrada por parte do Município para serem encaminhados de maneira eficaz
e efetiva.
Art. 10. Com o objetivo de tratar a criança e o adolescente como prioridades administrativas, a
Administração Municipal deverá estabelecer uma Agenda Transversal, formada por um conjunto
de políticas, programas e ações que perpassam várias áreas de Governo, implementadas de
forma integrada e coordenada.
Parágrafo único - Até 120 (cento e vinte) dias após a data de publicação desta Lei, o Poder
Executivo Municipal divulgará em seu portal eletrônico oficial, o rol dos atributos da Agenda
Transversal local da criança e do adolescente.
CAPITULO IV
DAS DISPONIBILIDADES E AJUSTES ANUAIS
Art. 11. Dependendo da disponibilidade de recursos financeiros e orçamentários, devidamente
apurados em cada exercício do período, fica o Poder Executivo autorizado a reajustar o
Orçamento de Capital, durante o próprio exercício em que decorra a execução orçamentária
anual, procedendo, conforme a necessidade, à antecipação, prorrogação, anulação ou mesmo
à inclusão de novos investimentos, observadas as disposições da Lei Complementar nº 101/2000
- Lei de Responsabilidade Fiscal.
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Parágrafo único - A aplicação do disposto neste artigo não exime da obrigação de ajuste
concomitante do Orçamento Programa, na forma do que a Lei Orçamentária e a Lei de Diretrizes
Orçamentárias dispuserem, quanto à antecipação, prorrogação, anulação ou inclusão de
investimentos que possam ocorrer durante a execução orçamentária de cada exercício financeiro
do período.
CAPITULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 12. As Receitas de Capital para execução deste Plano Plurianual serão formadas pelas
receitas classificadas como de capital próprias da Fazenda Municipal, das provenientes das
transferências constitucionais e voluntárias, pelos superávits do Orçamento Corrente, sem
prejuízo da obtenção de empréstimos ou financiamentos que se façam necessários e
devidamente autorizados, e, das demais fontes enumeradas no parágrafo 2º, artigo 11, da Lei
Federal nº 4320/64, de 17 de março de 1964, inclusive convênios, acordos e ajustes,
observando-se as disposições da Lei Complementar Nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade
Fiscal.
Art. 13. A LOA de cada exercício financeiro da vigência do PPA 2026-2029 fará prioritariamente
a inserção de ações e despesas orçamentárias para a Assistência Social em demonstração do
compromisso técnico e institucional com a sustentabilidade da política, objetivando atuações
mais integradas no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e mais intersetoriais
na relação com a Saúde e a Educação, na perspectiva de uma proteção social ampliada e
aprimorada, observado o planejamento contido no anexo das ações prioritárias definidas por
Função de Governo nesta LDO.
Parágrafo único - A destinação e execução de recursos financeiros para serviços, programas,
projetos e benefícios socioassistenciais, incluirá a previsão de despesas com pessoal e as
parcerias interinstitucionais, com destaque para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à
Família (PAIF), que constitui serviço essencial e como tal deverá ser prestado no âmbito do
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Art. 14. As classificações das funções e subfunções de governo nos projetos de leis das
propostas orçamentárias anuais obedecerão às disposições estabelecidas pelo Governo Federal
a respeito, devendo a classificação programática para atender, especificamente, as
conveniências técnicas e administrativas do Governo Municipal e, principalmente, as de
interesse local, obedecer ao elenco indicado no PPA, estabelecida em Decreto Municipal,
absorvendo, precisa e efetivamente, as ações programadas.
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Parágrafo único - Se na vigência deste Plano Plurianual a Secretaria do Tesouro Nacional
STN promover mudança de codificação ou nomenclatura, inclusão ou exclusão de funções e
subfunções, fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a promover as adequações
que julgar necessário para manutenção do equilíbrio e execução do Plano Plurianual.
Art. 15. Esta Lei Municipal entrará em vigor na data de sua publicação.
PAÇO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PARAMOTI – ESTADO DO CEARÁ
EM,08 DE OUTUBRO DE 2025.
ANTÔNIA TELVÂNIA FERREIRA BRAZ BARRETO
1 - CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA Paramoti
1.1 - ASPECTOS GERAIS
Quadro 1.1.1 - Características do município
Município de origem:
Lei de criação:
Ano de Criação
Toponímia:
Gentilícos Paramotiense
Canindé
Adotou o topônimo atual, para significar rio que se estreita
3962
1957
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
1.2 - POSIÇÃO E EXTENSÂO
Quadro 1.2.1 - Municípios Limítrofes
Municípios
Apuiarés, Pentecoste, Caridade, Canindé e General Sampaio.
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Quadro 1.2.2 - Coordenadas geográficas da sede municipal
Coordenadas geográficas
UTM (E) UTM (N)
473.492 9.547.137
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Quadro 1.2.3 - Medidas territoriais
Área
Absoluta (km²) % sobre o Estado
539,2 0,36
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Quadro 1.2.4 - Medidas territoriais
Altitude da sede (m) Distância rodoviária para Fortaleza (km)
83 103,627
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
1.3 - CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS
Quadro 1.3.1 - Aspectos climáticos
Clima Pluviometria Histórica (mm) Temperatura média (°C) Período chuvoso
Tropical Quente Semiárido, Tropical Quente
Semiárido Brando, Tropical Quente Subúmido
644,3 26º a 28º fevereiro a abril
Fonte: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).
Quadro 1.3.2 - Componentes ambientais
Bacia hidrográfica Relevo Solos Vegetação
Bacia do Curu Serras Secas, Sertões Argissolos, Luvissolos, Neossolos, Planossolos Caatinga Arbustiva Densa
Fonte: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
1.4 - DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
Quadro 1.4.1 - Divisão territorial
Distrito Ano de criação
Água Boa
Paramoti
2019
1957
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
2 - ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS
2.1 - DEMOGRAFIA
Tabela 2.1.1 - População residente recenseada
Ano
2022
Município e Distritos
População residente recenseada
Situação do Domicílio
Total
Número % sobre o Estado
Urbana
Número % sobre o Estado
Rural
Número % sobre o Estado
Sexo
Homens
Número % sobre o Estado
Mulheres
Número % sobre o Estado
Paramoti
Paramoti
Água Boa 0,01
0,11
0,12
666
9.718
10.384
0,00
0,09
0,09
144
5.943
6.087
0,03
0,19
0,21
522
3.775
4.297 5.248 0,12 5.136 0,11
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censos Demográficos 1991/2000/2010/2022.
Tabela 2.1.2 - População residente estimada Ano
Valores múlti..
Ano
População residente estimada
Número % sobre o Estado
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024 0,11
0,12
0,12
0,13
0,13
0,13
0,13
0,14
10.528
10.623
10.736
12.276
12.252
12.226
12.202
12.176
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tabela 2.1.3 - Indicadores demográficos Ano
Valores múlti..
Discriminação
Indicadores demográficos
1991
Município Estado
2000
Município Estado
2010
Município Estado
2022
Município Estado
Densidade demográfica (hab./km²)
Taxa geométrica de crescimento anual (1) (%)
Total
Urbana
Rural
Taxa de urbanização (%) 65,37
-1,06
3,63
1,70
43,85
26,83
-0,54
4,72
0,58
15,12
71,53
-0,46
2,75
1,73
51,00
38,06
-1,30
4,53
0,54
21,40
75,09
-0,05
1,79
1,30
56,76
48,99
-1,63
2,87
0,30
23,43
76,89
0,33
59,05
58,62
-1,03
19,26
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censos Demográficos – 1991/2000/2010/2022. (1) 1980/1991, 1991/2000, 2000/2010 e 2010/2022.
1990 2000 2010 2020
Ano
-2
0
2
4
0,58
0,54 0,30 -1,03
4,72 4,53
2,87
-0,54
Gráfico 2.1.1 - Taxa geométrica de crescimento anual da população (%)
Total Urbana Rural
Fonte: IBGE
Região de Planejamento Mesorregião Geográfica (IBGE) Microrregião Geográfica (IBGE)
Sertão de Canindé Mesorregião do Norte Cearense Microrregião de Canindé
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Quadro 1.4.2 - Regionalização Paramoti
2.2 - EDUCAÇÃO Paramoti
Tabela 2.2.1 - Estabelecimentos de ensino, salas de aula utilizadas e docentes, segundo a dependência administrativa
Ano
2024
Dependência administrativa
Estabelecimentos de ensino
Número % sobre o Estado
Salas de aula utilizadas
Número % sobre o Estado
Docentes
Número % sobre o Estado
Total
Federal
Estadual
Municipal
Particular 0,12
0,33
0,13
0,26
2
17
1
20
0,10
0,18
0,12
0,15
23
112
13
148
0,08
0,22
0,15
0,17
19
156
30
189
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tabela 2.2.2 - Matrícula inicial, por dependência administrativa, segundo o nível de ensino
Ano
2024
Nível de ensino
Matricula Inicial
Total
Número % sobre o
Estado
Federal
Número % sobre o
Estado
Estadual
Número % sobre o
Estado
Municipal
Número % sobre o
Estado
Particular
Número % sobre o
Estado
Total
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação de jovens e adultos
Educação especial
Educação profissional
0,20
0,09
0,11
0,11
0,11
305
322
1.223
483
2.333
0,02
0,10
0,08
14
322
336
0,34
0,13
0,13
0,14
291
1.140
432
1.863
0,04
0,05
0,03
83
51
134
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tabela 2.2.3 - Instalações escolares, por dependência administrativa
Ano
2023
Discriminação
Instalações escolares
Total Federal Estadual Municipal Particular
Escolas com biblioteca
Escolas com laboratório de informática
0
1
1
1
1
2
2
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tabela 2.2.4 – Indicadores educacionais dos níveis fundamental e médio
Ano
2024
Discriminação
Indicadores educacionais
Ensino fundamental
Município Estado
Ensino médio
Município Estado
Taxa de aprovação (%)
Taxa de reprovação (%)
Taxa de abandono (%)
Taxa de distorção idade-série (%) 12,9 5,3 32,3 13,2
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Tabela 2.2.5 – Índice de qualidade educacional das redes de ensino estadual e municipal
Ano
2023
Discriminação
Índice de qualidade educacional
Município
Rede Municipal Rede Estadual
Estado
Rede Municipal Rede Estadual
SPAECE - Fundamental
Língua portuguesa do 2° ano
Língua portuguesa do 5° ano
Matemática do 5° ano
Língua portuguesa do 9° ano
Matemática do 9° ano
SPAECE - Médio
Língua portuguesa 3ª série
Matemática 3ª série
IDEB - Fundamental
5° ano
9° ano
IDEB - Médio
3ª série 4,5
287,8
279,8
5,4
6,1
305,1
280,5
264,2
246,2
261,4
4,4
5,3
7,7
275,0
278,6
248,5
254,8
236,1
228,3
207,6
267,1
267,6
248,9
242,2
225,3
Fonte: Secretaria da Educação (SEDUC) / Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024
0
5
10
2,7
8,8
2,7
9,0
4,5
8,1
12,3
3,0
2,7
8,5
2,0
2,9
5,6
8,1
4,1
1,6
1,9
3,1
1,2
4,5
Gráfico 2.2.1 - Taxa de abandono dos níveis de ensino fundamental e médio
2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024
0
20
40
30,4
35,7
29,0
30,4
28,9
32,8
30,9
35,8
30,2
45,9
30,4
37,0
27,3
41,8
23,5
41,9
20,2
38,7
15,9
32,4
12,9
32,3
Gráfico 2.2.2 - Taxa de distorção idade-série no ensino fundamental e médio
Ensino fundamental Ensino médio
Fonte: INEP
2.3 SAÚDE
Tabela 2.3.1 - Unidades de saúde e leitos, segundo o tipo de prestador
Ano
2024
Tipo de prestador
Unidades de saúde
Município Estado % sobre o Estado
Leitos
Município Estado % sobre o Estado
Total
Público
Privado 0,18
0,26
0,25
546
4.649
5.195
1
12
13
0,26
0,17
5.584
11.601
17.185
30
30
Secretaria da Saúde (SESA).
Tabela 2.3.2 - Profissionais de saúde, ligados ao SUS, segundo o tipo e o nível de escolaridade
Ano
2024
Tipo e nível de escolaridade
Profissionais de saúde ligados ao SUS
Número % sobre o Estado
Total
Nível superior
Médicos
Dentistas
Enfermeiros
Outros
Nível médio
Agentes comunitários de saúde
Outros 0,08
0,20
0,12
0,09
0,11
0,15
0,06
0,09
0,11
29
30
59
11
18
6
13
48
137
Secretaria da Saúde (SESA).
Tabela 2.3.3 - Imunização em menores de 1 ano de idade, segundo tipo de vacina
Ano
2024
Tipo de vacina Município Estado
BCG
Pentavalente
Poliomielite
Rotavirus-Vorh 77,60
80,05
78,69
100,00
100,0
97,4
100,0
100,0
Secretaria da Saúde (SESA).
Tabela 2.3.4 - Casos confirmados das doenças de notificação compulsória
2024
Discriminação
Casos confirmados das doenças de notificação compulsória
Número % sobre o Estado
Aids
Dengue
Febre tifóide
Hanseníase
Hepatite viral
Leishmaniose tegumentar
Leishmaniose visceral
Leptospirose
Meningite
Raiva
Tétano acidental
Tuberculose 0,02
0,45
0,97
0,12
0,33
1
1
1
14
1
Fonte: Secretaria da Saúde (SESA).
Paramoti
Ano
Valores múltiplos
Paramoti
Tabela 2.3.5 - Indicadores de Saúde
Ano
2024
Discriminação
Indicadores de Saúde(%)
Município Estado
Médicos por 1.000 habitantes
Dentistas por 1.000 habitantes
Leitos por 1.000 habitantes
Internação por AVC (por 10.000 habitantes)(1)
Total
40 anos ou mais de idade
Taxa de Mortalidade infantil (por 1.000 nascidos vivos)
Neonatal
Pós-neonatal
Menores de 1 ano de idade 11,2
3,6
7,6
25,2
10,1
1,9
0,4
2,4
8,8
8,9
18,3
7,6
2,8
0,6
1,2
Fonte: Secretaria da Saúde (SESA); (1): AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Ano
Tudo
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
0
10
20
30
Valor
Gráfico 2.3.1 - Internação por AVC de pessoas de 40 anos ou mais de idade (por 10.000 hab)
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
0
10
20
30
40
50
Valor
Gráfico 2.3.2 - Taxa de mortalidade infantil de menores de 1 ano de idade (por mil nascidos
vivos)
2.4 - REPRESENTAÇÕES DE CLASSES
Tabela 2.4.1 - Cooperativas, segundo as classes
Ano
2024
Classes
Cooperativas
Número % sobre o Estado
Total
Agropecuária
Infraestrutura
Crédito
Consumo
Trabalho
Transporte
Saúde
Fonte: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Estado Município
Fonte: SESA
Tabela 2.5.1 - Empregos formais, segundo a faixa etária
Ano
2024
Faixa etária
Empregos formais
Número % sobre o Estado
Total
10 a 17 anos
18 a 24 anos
25 a 29 anos
30 a 39 anos
40 a 49 anos
50 a 64 anos
65 anos ou mais
Idade ignorada
0,00
0,01
0,02
0,01
0,02
0,01
7
17
67
30
38
159
Fonte: Ministério do Trabalho (MTb) – RAIS
Tabela 2.5.2 - Empregos formais, segundo a escolaridade
Ano
2024
Escolaridade
Empregos formais
Número % sobre o Estado
Total geral
Analfabetos
Ensino fundamental
Até o 5º ano incompleto
5º ano completo
6º ao 9º ano incompleto
Fundamental - Completo
Ensino médio
Médio - Incompleto
Médio - Completo
Ensino superior
Superior - Incompleto
Superior - Completo
Mestrado
Doutorado
0,01
0,01
0,01
0,01
0,01
0,04
0,03
0,01
0,02
0,01
10
3
109
5
5
20
4
2
1
159
Fonte: Ministério do Trabalho (MTb) – RAIS
Tabela 2.5.3 - Empregos formais por sexo, segundo as atividades econômicas
Ano
2024
Atividades econômicas
Empregos formais
Número
Total Homens Mulheres
% sobre o Estado
Total Homens Mulheres
Total
Extrativa mineral
Indústria de transformação
Serviços Industriais de Utilidade Pública
Construção Civil
Comércio
Serviços
Administração Pública
Agropecuária
16
29
3
48
30
45
4
32
111
46
74
4
35
159
0,01
0,02
0,00
0,01
0,01
0,03
0,01
0,02
0,01
0,01
0,03
0,01
0,01
0,01
Fonte: Ministério do Trabalho (MTb) – RAIS.
Tabela 2.5.4 - Comportamento do emprego formal
Ano
2024
Discriminação
Comportamento do emprego formal
Município Estado % sobre o Estado
Admitidos
Desligados
Saldo 0,01%
0,01%
0,01%
56.231
558.602
614.833
5
46
51
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).
Nota: Os dados anterior ao ano de 2020 foram extraídos da fonte:Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
Programa de Disseminação das Estastísticas do Trabalho (PDET); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
2.5 EMPREGO E RENDA Paramoti
2.6 - ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO Paramoti
Tabela 2.6.1 - Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM)
Ano
2022
Discriminação Índice Ranking no Estado
Global
Ambiental
Economia
Social
Governança Pública 181
116
172
97
176
0,339
0,654
0,405
0,522
0,465
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Tabela 2.6.2 - Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM)
Ano
2022
Discriminação Índice Ranking Grupo Populacional
ICGM 0,542 80 4,000
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Tabela 2.6.3 - Índice Municipal de Alerta (IMA)
Ano
2024
Discriminação Índice Ranking no Estado
IMA 0,696 29
Classe de vulnerabilidade
Média-alta
Fonte: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Tabela 2.6.4 - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Ano
2010
Discriminação
Índice
Município
Global
Educação
Longevidade 0,741
0,518
0,583
Índice
Estado
0,793
0,615
0,682
Ranking no Estado
152
143
162
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
2.7 - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Tabela 2.7.1 - Pessoas inscritas no Cadastro Único, segundo o sexo e a faixa de renda - Posição: Dezembro
Ano
2024
Discriminação
Pessoas inscritas no CadÚnico
Número % sobre o Estado
Total
Sexo
Homens
Mulheres
Faixa de renda
Até 1 salário mínimo
1 a 2 salários mínimos
2 a 3 salários mínimos
Acima de 3 salários mínimos 0,13
0,10
0,14
0,16
0,14
0,17
0,15
211
293
1.315
6.877
4.515
4.181
8.696
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD).
Tabela 2.7.2 - Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - Posição: Dezembro
Ano
2024
Discriminação
Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família
Número % sobre o Estado
Total
1 integrante na família
2 integrantes na família
3 integrantes na família
4 integrantes na família
5 integrantes na família
6 integrantes na família
7 integrantes na família
8 ou mais integrantes na família
Valor repassado às famílias
Valor médio pago às famílias 99,98
0,17
0,23
0,24
0,21
0,14
0,13
0,16
0,16
0,22
0,17
669,84
1.664.561
8
18
47
95
256
613
802
646
2.485
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD).
3 - ASPECTOS DA INFRAESTRUTURA Paramoti
3.1 - HABITAÇÃO
Tabela 3.1.1 - Domicílios particulares ocupados, segundo a situação do domicílio Ano
2022
Situação do domicílio
Domicílios particulares ocupados
Número % sobre o Estado
Total 3.566 0,12
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo Demográfico.
Tabela 3.1.2 - Média de moradores por domicílio Ano
2022
Discriminação
Média de moradores por domicílio
Município Estado
Total 2,91 2,90
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo Demográfico.
3.2 – SANEAMENTO
Tabela 3.2.1 – Dados gerais de abastecimento de água
Ano
2023
Discriminação
Abastecimento de água
Número % sobre Estado
Ligações reais
Ligações ativas
Extensão da rede distribuidora (m)
Volume produzido (m³)
Taxa de cobertura dׇgua urbana (%)
0,12
0,12
0,14
0,14
92,75
501.527,00
21.773,00
2.407,00
2.941,00
Fonte: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e Secretaria das Cidades (SCIDADES).
Discriminação
Esgotamento sanitário
Número % sobre Estado
Ligações reais
Ligações ativas
Extensão da rede coletora (m)
Taxa de cobertura de esgoto urbana (%)
0,10
0,06
0,06
16,01
5.258,93
441,00
460,00
Fonte: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e Secretaria das Cidades (SCIDADES).
Tabela 3.2.2 – Dados gerais de esgotamento sanitário
3.3 - ENERGIA ELÉTRICA
Classes
Consumo de energia elétrica (mwh)
Número % sobre o Estado
Consumidores de energia elétrica
Número % sobre o Estado
Total
Residencial
Industrial
Comercial
Rural
Público
Próprio
0,07
0,11
0,01
0,01
0,08
0,06
1.244
1.340
323
331
4.271
7.509
0,28
0,25
0,11
0,06
0,12
0,13
148
1.177
215
4
4.282
5.827
Fonte: Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL-CE).
Residencial Rural Público Industrial Comercial Próprio
0%
10%
20%
30%
40%
50%
% Valor
56,88%
17,85% 16,57%
4,40% 4,30%
Gráfico 3.3.1 – Consumo de energia elétrica, por classe de consumo (mwh) - 2023
Residencial Rural Comercial Público Industrial Próprio
0%
20%
40%
60%
% Valor
73,49%
20,20%
3,69% 2,55% 0,07%
Gráfico 3.3.2 – Consumidores de energia elétrica, por classes de consumidores - 2023
Tabela 3.3.1 - Consumo e consumidores de energia elétrica, segundo as classes Ano
2023
Ano
2023
Fonte: ENEL-CE
3.4 - TRANSPORTES Paramoti
Tabela 3.4.1 - Frota de veículos, segundo os tipos
Ano
2023
Tipos
Frota de veículos
Número % sobre o Estado
Total
Automóvel
Caminhonete
Camioneta
Motocicleta
Caminhão
Ônibus
Microônibus
Reboque
Semi-reboque
Outros 0,02
0,03
0,15
0,09
0,10
0,13
0,03
0,09
0,06
0,09
19
16
20
19
80
2.141
30
213
790
3.394
Fonte: Departamento Estadual do Trânsito (DETRAN-CE).
Tabela 3.4.2 - Frota de veículos, segundo o combustível utilizado
Ano
2023
Combustível utilizado
Frota de veículos
Número % sobre o Estado
Total
Álcool
Álcool-Gasolina
Diesel
Gás Natural
Gasolina
Outros 0,02
0,12
0,06
0,08
0,07
0,05
0,09
16
1.938
32
240
1.136
32
3.394
Fonte: Departamento Estadual do Trânsito (DETRAN-CE)
Motocicleta
Automóvel
Caminhonete
Caminhão
Motoneta
Camioneta
Microônibus
Outros
Ônibus
Reboque
Semi-reboque
0,0
0,2
0,4
0,6
Valor %
63,08%
23,28%
6,28%
2,36% 1,94% 0,88% 0,59% 0,56% 0,56% 0,47%
Grafico 3.4.1 - Frota de veículos, segundo os tipos - 2023
Gasolina Álcool-Gasoli.. Diesel Gás Natural Álcool Outros
0,00
0,10
0,20
0,30
0,40
0,50
0,60
Valor %
57,10%
33,47%
7,07%
0,94% 0,94% 0,47%
Grafico 3.4.2 - Frota de veículos, segundo o combustível utilizado - 2023
Fonte: DETRAN-CE
3.5 - COMUNICAÇÔES
Tabela 3.5.1 - Canais de radiodifusão de som e de som e imagem, segundo os tipos
Ano
2023
Tipos
Canais
Número % sobre o Estado
Radiodifusão de som
Ondas médias (AM)
Frequência modulada (FM)
Comercial
Educativa
Comunitária
Radiodifusão de som e imagem
Comercial
Educativa
0,43
0,26
1,18
0,43
1
1
1
2
Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL-CE)
4 - ECONOMIA E FINANÇAS Paramoti
4.1 - AGROPECUÁRIA
Tabela 4.1.1 - Produção agrícola, segundo os produtos Ano
2023
Produtos
Área colhida (ha)
Número % sobre o Esta..
Área destinada à colheita/plantada
(ha)
Número % sobre o Esta..
Produção (t)
Número % sobre o Esta..
Valor da produção (R$ mil)
Número % sobre o Esta..
Algodão arbóreo (em caroço) (1)
Algodão herbáceo (em caroço) (2)
Amendoim (em casca) (2)
Arroz (em casca) (2)
Fava (em grão) (2)
Feijão (em grão) (2)
Girassol (em grão) (2)
Mamona (baga) (2)
Milho (em grão) (2)
Soja (em grão) (2)
Sorgo (em grão) (2)
Abacate (1)
Abacaxi (2) (3)
Banana (cacho) (1)
Batata-doce (2)
Café (em grão) (1)
Cana-de-açúcar (2)
Castanha de caju (1)
Coco-da-baía (1) (3)
Fumo (em folha) (2)
Goiaba (1)
Laranja (1)
Limão (1)
Mamão (1)
Mandioca (2)
Manga (1)
Maracujá (2)
Melancia (2)
Melão (2)
Sisal ou agave (fibra) (1)
Tangerina (1)
Tomate (2)
Urucum (semente) (1)
Uva (1)
0,03
0,05
0,02
0,06
0,09
0,08
0,01
0,00
0,11
2,17
1,68
0,14
0,11
2
2
12
1
1
1
6
5
10
13.000
5.950
20
4
0,03
0,05
0,06
0,09
0,08
0,01
0,00
2
2
1
1
1
6
5
0,01
0,06
1,26
1,31
0,14
0,05
84
320
4.550
893
5
3
0,02
0,08
1,52
1,48
0,14
0,05
78
93
6.612
5.947
37
6
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Produção Agrícola Municipal (1) Cultura permanente. (2) Cultura temporária (3) Produção em mil frutos.
Produtos
0K 2K 4K 6K 8K 10K 12K 14K
Milho (em grão) (2)
Feijão (em grão) (2)
Fava (em grão) (2)
Mandioca (2)
Cana-de-açúcar (2)
Coco-da-baía (1) (3)
Castanha de caju (1)
Algodão herbáceo (e..
Manga (1)
Maracujá (2)
Goiaba (1)
Limão (1)
Mamão (1)
13.000
5.950
20
12
10
6
5
4
2
2
1
1
1
Gráfico 4.1.1 - Área colhida de cereais, leguminosas e oleaginosas (ha) - 2023
Produtos
0 2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000 14.000
Milho (em grão) (2)
Feijão (em grão) (2)
Fava (em grão) (2)
Mandioca (2)
Cana-de-açúcar (2)
Coco-da-baía (1) (3)
Castanha de caju (1)
Algodão herbáceo (em ..
Manga (1)
Maracujá (2)
Goiaba (1)
Limão (1)
Mamão (1)
13.000
5.950
20
12
10
6
5
4
2
2
1
1
1
Gráfico 4.1.2 - Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas (t) - 2023
Fonte: IBGE
Tabela 4.1.2 - Efetivo dos rebanhos, segundo os tipos Ano
2023
Tipos
Efetivo (cabeças)
Número % sobre o Estado
Bovinos
Bubalinos
Equinos
Suínos
Caprinos
Ovinos
Galináceos
Galinhas
Codornas
0,04
0,03
0,20
0,25
0,17
0,17
0,12
5.561
11.796
4.986
2.850
2.129
231
3.189
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM)
Paramoti
Tabela 4.1.3 - Quantidade produzida e valor da produção de origem animal
Ano
2023
Discriminação
Quantidade produzida
Número % sobre o Estado
Valor da produção (R$ mil)
Número % sobre o Estado
Leite (mil l)
Mel de abelha (kg)
Ovos de codorna (mil dz)
Ovos de galinha (mil dz) 0,02
0,19
0,02
49
10.600
214
0,04
0,65
0,02
698
371
534
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Produção da Pecuária Municipal.
4.2 – INDÚSTRIA
Tabela 4.2.1 - Empresas industriais, segundo os genêros Ano
2023
Gêneros
Empresas industriais
Número % sobre o Estado
Total
Extrativa mineral
Construção civil
Serviços industriais de utilidade pública
Transformação
Minerais não metálicos
Metalurgia
Mecânica
Material elétrico, eletrônico de comunicação
Madeira
Mobiliário
Couros, peles e produtos similares
Química
Material plástico
Têxtil
Vestuário, calçados, artefatos de tecidos, couros e peles
Produtos alimentares
Bebidas
Editorial e gráfica
Outras 0,02
0,08
0,05
0,06
0,09
0,04
0,04
0,04
0,20
0,06
0,27
0,03
0,13
0,06
1
3
7
11
1
2
1
2
5
37
3
1
1
42
Fonte: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
4.3 – COMÉRCIO
Tabela 4.3.1 - Estabelecimentos comerciais, segundo as categorias
Ano
2024
Categorias
Estabelecimentos comerciais
Número % sobre o Estado
Total
Atacadistas
Varejistas
Mercadorias em geral
Produtos de gêneros alimentícios
Bebidas
Automóveis, camionetas, utilitários, motocicletas e motonetas
Peças e acessórios para veículos, motocicletas e motonetas
Pneumáticos e câmaras de ar
Bicicletas e triciclos e suas peças e acessórios
Combustíveis, lubrificantes e GLP
Lojas de departamentos, magazines e lojas de variedades
Tecidos, vestuário e artigos de armarinho
Calçados, artigos de couro e de viagem
Ótica, relojoaria e joalheria
Máquinas, aparelhos e equipamentos elétroeletrônicos de uso doméstico e pessoal
Máquinas, equipamentos e materiais de informática e comunicação
Artigos fotográficos e cinematográficos, instrumentos musicais e acessórios, discos e fitas
Artigos esportivos, brinquedos e artigos recreativos
Livros, artigos de papelaria, jornais e revistas
Artigos de 'souveniers', bijuterias e artesanato
Perfumaria e produtos farmacêuticos
Medicamentos veterinários, artigos para animais, ração e animais
Madeira e seus artefatos
Artigos de decoração e utilidades domésticas
Material para construção
Reparação de veículos e de objetos pessoais e de uso doméstico
0,04
0,06
0,04
0,05
0,07
0,05
0,13
0,15
0,06
0,19
0,05
0,06
0,06
0,10
0,15
0,12
0,05
0,05
0,08
0,19
0,09
0,08
8
4
2
10
2
2
4
2
7
5
3
2
32
6
7
22
1
5
19
69
226
226
Fonte: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
Tabela 4.3.3 - Exportações e importações
Ano
2024
Discriminação Valor (US$ Mil FOB) % sobre o Estado
Exportações
Importações
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretaria do Comércio Exterior (SECEX).
4.4 - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Tabela 4.4.1 - Empresas de serviços, segundo as categorias
Ano
2023
Categorias
Empresas de serviços
Número % sobre o Estado
Total
Transporte e armazenagem
Comunicação
Alojamento e alimentação
Intermediação financeira
Atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas
Educação
Saúde e serviços sociais
Outros serviços coletivos, sociais e pessoais 0,05
0,31
0,06
0,04
0,04
0,07
2
6
44
1
4
61
Fonte: Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
4.5 - PRODUTO INTERNO BRUTO
Tabela 4.5.1 - Produto Interno Bruto
Ano
2021
Discriminação Valores correntes % sobre o Estado
Produto Interno Bruto (PIB) (R$ mil)
Valor Adicionado Bruto (VAB) (R$ mil)
PIB per capita (R$ 1,00)
0,06
0,06
9.035
106.618
110.908
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Tabela 4.5.2 - Participação dos setores econômicos no Valor Adicionado Bruto Ano
2021
Discriminação Município % sobre o Estado
Agropecuária (%)
Indústria (%)
Serviços (%) 0,03
0,01
0,18
52,63
3,63
17,54
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). ..
Paramoti
Tabela 4.3.2 - Movimento de constituição e extinção de empresas
Ano
2023
Discriminação
Movimento de constituição e extinção de empresas
Valor (US$ Mil FOB) % sobre o Estado
Constituição de Empresas
Firma Individual
Ltda
Sociedade Anônima
Cooperativas
Empresa Individual de Responsabilidade Ltda
Outras
Microempreendedor Individual - MEI
Extinção de Empresas
Firma Individual
Ltda
Sociedade Anônima
Cooperativas
Empresa Individual de Responsabilidade Ltda
Outras
0,02
0,07
0,05
0,04
0,03
0,12
0,05
1,00
6,00
7,00
35,00
6,00
5,00
11,00
Fonte: Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC).
Paramoti
4.6 - FINANÇAS PÚBLICAS
Tabela 4.6.1 - Receita orçamentária municipal, segundo as categorias econômicas
Ano
2024
Categorias econômicas
Receita orçamentária
Valor corrente (R$) % sobre o total
Total
Receitas correntes
Receita tributária
IPTU
IRRF
ITBI
ISSQN
Taxas
Contribuição de melhoria
Receita de contribuições
Receita patrimonial
Receita de serviços
Transferências correntes
Cota parte FPM
Cota parte ICMS
FUNDEB
Convênios
Outras
Outras receitas correntes
Receitas de capital 1,31
0,21
16,07
0,19
27,15
16,47
34,28
94,16
0,01
1,58
0,53
0,00
0,05
0,67
0,04
1,40
0,04
2,21
98,69
100,00
966.242
154.132
11.848.637
137.363
20.018.833
12.139.188
25.272.224
69.416.245
3.793
1.162.930
391.829
320
39.906
495.397
32.125
1.028.693
29.351
1.625.792
72.754.722
73.720.963
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (SICONFI).
Tabela 4.6.2 - Despesa orçamentária municipal, segundo as categorias econômicas
Ano
2024
Categorias econômicas
Despesa orçamentária municipal
Valor corrente (R$) % sobre o total
Total
Despesas correntes
Pessoal e encargos sociais
Juros e encargos da dívida
Outras despesas correntes
Despesas de capital
Investimento
Inversões financeiras
Amortização da dívida 1,66
12,08
13,74
40,56
45,70
86,26
100,00
1.083.586
7.862.075
8.945.661
26.406.817
29.750.594
56.157.411
65.103.072
Fonte: Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Tabela 4.6.3 - Arrecadação das receitas estaduais no município
Ano
2024
Discriminação
Arrecadação das receitas estaduais (1)
Valor corrente (R$) % sobre o Estado
Total
Receita tributária
ICMS
Outras
Demais receitas 0,06
0,04
0,01
0,02
0,02
329.334
1.783.458
2.785.979
4.569.437
4.898.771
Fonte: Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
(1): Arrecadação bruta sem retificação.
Tabela 4.6.4 - Arrecadação das receitas federais no município
Ano
2024
Discriminação
Arrecadação das receitas federais (1)
Valor corrente (R$) % sobre o Estado
Total
Arrecadação IPI
Outras receitas 0,03
0,00
0,03
10.553.603
12.405
10.566.008
Fonte: Secretaria Regional da Receita Federal (SRRF).
(1): Arrecadação bruta sem retificação.
Paramoti
5 - POLÍTICA
5.1 - ELEIÇÕES
Tabela 5.1.1 - Eleitores, por sexo, segundo a faixa etária Ano
2024
Faixa etária
Eleitores
Número
Total (1) Homens Mulheres
% sobre o Estado
Total (1) Homens Mulheres
Total (1)
16 anos e 17 anos
18 a 24 anos
25 a 34 anos
35 a 44 anos
45 a 59 anos
60 a 69 anos
70 anos ou mais 399
592
1.247
1.004
1.096
686
145
5.169
433
551
1.259
974
1.190
693
127
5.228
832
1.143
2.506
1.978
2.286
1.379
272
10.397
0,12
0,14
0,14
0,13
0,14
0,15
0,42
0,14
0,17
0,16
0,16
0,14
0,17
0,16
0,37
0,16
0,14
0,15
0,15
0,14
0,15
0,16
0,40
0,15
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). ..
Tabela 5.1.2 - Eleitores, segundo o grau de instrução Ano
2024
Grau de instrução
Eleitores
Número % sobre o Estado
Total (1)
Analfabeto
Lê e escreve
Ensino fundamental incompleto
Ensino fundamental completo
Ensino médio incompleto
Ensino médio completo
Ensino superior incompleto
Ensino superior completo 0,07
0,07
0,11
0,15
0,15
0,18
0,21
0,31
0,15
391
224
1.994
1.849
582
2.487
1.452
1.418
10.397
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
(1) Inclusive os eleitores sem informação do grau de instrução
Tabela 5.1.3 - Zonas eleitorais, seções eleitorais e municípios vinculados
Zona Eleitoral Municípios vinculados Seções eleitorais
111ª Paramoti 43
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Tabela 5.1.4 – Eleições Ano
Valores múlti..
Discriminação
Eleições
2020
1º turno 2º turno
2022
1º turno 2º turno
2024
1º turno 2º turno
Eleitores aptos
Votantes
Abstenções 1.153
8.285
9.438
1.721
8.061
9.782
1.537
8.244
9.781
1.220
9.177
10.397
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Paramoti
Quadro 5.1.2 - Representação do poder legislativo (Câmara Municipal)
Nome Partido
Carlos Ferreira Santos Neto
Edailson Robson Silveira Gomes
Edimar Cruz de Castro
Edy Oliveira Lopes
Estevão Sampaio Oliveira
Francisca Elisabete Lopes Franco
Francisco Wagner Peixoto Nunes
José Orlando Santos Gomes
Marcos Cesar Araujo Alencar
PT
PSB
PSB
PSB
PSB
PSB
MDB
MDB
MDB
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Quadro 5.1.1 - Representação do poder executivo
Cargo Nome Partido
Prefeito Antonia Telvania Ferreira Braz Barreto
Vice-Prefeito Antonio Airton Mateus Bezerra
PSB
MDB
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
MUNICÍPIO DE
PARAMOTI - CE
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Funções de Governo
01 Legislativa
02 Judiciária
03 Essencial à Justiça
04 Administração
05 Defesa Nacional
06 Segurança Pública
07 Relações Exteriores
08 Assistência Social
09 Previdência Social
10 Saúde
11 Trabalho
12 Educação
13 Cultura
14 Direito da Cidadania
15 Urbanismo
16 Habitação
17 Saneamento
18 Gestão Ambiental
19 Ciência e Tecnologia
20 Agricultura
21 Organização Agrária
22 Indústria
23 Comércio e Serviços
24 Comunicações
25 Energia
26 Transporte
27 Desporto e Lazer
28 Encargos Especiais
99 Reserva de Contingência
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Subfunções de Governo
SigMunicipal - Sistema Integrado de Gestão Municipal www.ssinformatica.net (85) 3252.1454 Grupo S&S Informática
31 Ação Legislativa
32 Controle Externo
61 Ação Judiciária
62 Defesa do Interesse Público no Precesso Judiciário
091 Defesa da Ordem Jurídica
092 Representação Judicial e Extrajudicial
121 Planejamento e Orçamento
122 Administração Geral
123 Administracão Financeira
124 Controle Interno
125 Normalização e Fiscalização
126 Tecnologia da Informação
127 Ordenamento Territorial
128 Formação de Recusos Humanos
129 Administração de Receitas
130 Administração de Concessão
131 Comunicação Social
151 Defesa Aéria
152 Defesa Naval
153 Defesa Terrestre
181 Policiamento
182 Defesa Civil
183 Informação e Inteligência
211 Relações Diplomáticas
212 Cooperação Internacional
241 Assistência ao Idoso
242 Assistência ao Portador de Deficiência
243 Assistência à Criança e ao Adolescente
244 Assistência Comunitária
245 Serviços Socioassistenciais
271 Previdência Básica
272 Previdência do Regime Estatutário
273 Previdência Complementar
274 Previdência Especial
301 Atenção Básica
302 Assistência Hospitalar e Ambulatorial
303 Suporte Profilático e Terapêutico
304 Vigilância Sanitária
305 Vigilância Epidemiológica
306 Alimentação e Nutrição
331 Proteção e Benefícios ao Trabalhador
332 Relações do Trabalho
333 Empregabilidade
334 Fomento ao Trabalho
361 Ensino Fundamental
362 Ensino Médio
363 Ensino Profissional
364 Ensino Superior
365 Educação Infantil
366 Educação de Jovens e Adultos
367 Educação Especial
368 Educação Básica
391 Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico
392 Difusão Cultural
421 Custódia e Reintegração Social
Código Subfunção
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Subfunções de Governo
SigMunicipal - Sistema Integrado de Gestão Municipal www.ssinformatica.net (85) 3252.1454 Grupo S&S Informática
422 Direitos Individuais, Coletivos e Difusos
423 Assistência ao Povo Indígena
451 Infra-Estrutura Urbana
452 Serviços Urbanos
453 Transportes Coletivos Urbanos
481 Habitação Rural
482 Habitação Urbana
511 Saneamento Básico Rural
512 Saneamento Básico Urbano
541 Preservação e Conservação Ambiental
542 Controle Ambiental
543 Recuperação de Áreas Degradadas
544 Recursos Hídricos
545 Meteorologia
571 Desenvolvimento Científico
572 Desenvolvimento Tecnológico e Engenharia
573 Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico
605 Abastecimento
606 Extensão Rural
607 Irrigação
608 Promoção da Produção Agropecuária
609 Defesa Agropecuária
631 Reforma Agrária
632 Colonização
661 Promoção Industrial
662 Produção Industrial
663 Mineração
664 Propriedade Industrial
665 Normalização e Qualidade
691 Promoção Comercial
692 Comercialização
693 Comércio Exterior
694 Serviços Financeiros
695 Turismo
721 Comunicações Postais
722 Telecomunicações
751 Conservação de Energia
752 Energia Elétrica
753 Combustíveis Minerais
754 Biocombustíveis
781 Transporte Aério
782 Transporte Rodoviário
783 Transporte Ferroviário
784 Transporte Hidroviário
785 Transportes Especiais
811 Desporto e Rendimento
812 Desporto Comunitário
813 Lazer
841 Refinanciamento da Dívida Interna
842 Refinanciamento da Dívida Externa
843 Serviço da Dívida Interna
844 Serviço da Dívida Externa
845 Outras Transferências
846 Outros Encargos Especiais
847 Transferências para a Educação Básica
997 Reserva do RPPS
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Subfunções de Governo
SigMunicipal - Sistema Integrado de Gestão Municipal www.ssinformatica.net (85) 3252.1454 Grupo S&S Informática
999 Reserva de Contingência
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Programas de Governo
Código Programa
0001 PROCESSO LEGISLATIVO E CONTROLE EXTERNO
0021 ADMINISTRAÇÃO GERAL DO SERVIÇO PÚBLICO
0022 GESTÃO FISCAL DAS CONTAS PÚBLICAS
0023 PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E ORÇAMENTO PÚBLICO
0024 GESTÃO E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
0025 GESTÃO E CONTROLE DA DÍVIDA PÚBLICA
0026 CONTROLE INTERNO, FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA
0027 TRANSPARÊNCIA, OUVIDORIA E CONTROLE SOCIAL
0028 SERVIÇOS JURÍDICOS DO PODER PÚBLICO
0029 COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL
0030 INFRAESTRUTURA E GESTÃO DO PATRIMÔNIO
0031 CERIMONIAL OFICIAL
0032 GUARDA MUNICIPAL CIVIL
0033 PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
0034 APOIO E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
0035 APOIO A SERVIÇOS JUDICIÁRIOS E ASSEMELHADOS
0036 APOIO ÀS AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL
0037 GERENCIAMENTO E CONTROLE DE EMENDAS PARLAMENTARES
0070 ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DA COVID-19 NO SUAS
0071 GESTÃO E FORTALECIMENTO DO SUAS
0072 PROTEÇÃO SOCIAL A PESSOAS E GRUPOS VULNERÁVEIS
0073 PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
0074 PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
0075 ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
0076 ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA IDOSA
0077 ATENÇÃO INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
0078 ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA
0079 SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
0080 APOIO AO ASSOCIATIVISMO
0081 ENFRENTAMENTO DA POBREZA E COMBATE À FOME
0082 ATENÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS
0100 GESTÃO E FORTALECIMENTO DO R.P.P.S.
0110 ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DA COVID-19 NO S.U.S.
0111 GESTÃO E FORTALECIMENTO DO S.U.S.
0112 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
0113 ATENÇÃO ESPECIALIZADA À SAÚDE
0114 ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE
0115 ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA
0116 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA
0117 ASSISTÊNCIA LABORATORIAL
0118 ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL
0119 FISCALIZAÇÃO E INSPEÇÃO SANITÁRIA
0120 CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE ZOONOSES
0121 PREVENÇÃO E CONTROLE EPIDEMIOLÓGICO
0122 EDUCAÇÃO EM SAÚDE
0123 ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
0124 REGULAÇÃO, CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
0125 ASSISTÊNCIA COMPLEMENTAR EM SAÚDE
0130 INCLUSÃO E SAÚDE INTEGRAL
0151 PROMOÇÃO DO TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Programas de Governo
Código Programa
0152 FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
0153 EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE DE NEGÓCIOS
0171 MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
0172 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
0173 MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
0174 MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
0175 DESENVOLVIMENTO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
0176 EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA E INCLUSIVA
0177 APOIO AO ENSINO MÉDIO
0178 APOIO AO ENSINO SUPERIOR
0179 APOIO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
0180 EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL
0181 PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
0182 PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR
0183 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO
0184 PROGRAMA DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO
0185 PROGRAMA CONTINUADO DE ENSINO À DISTÂNCIA
0187 PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS IMUNOPREVENIVEIS
0193 CONTROLE DE ANIMAIS DE RUA
0211 GESTÃO E FORTALECIMENTO DA CULTURA EM GERAL
0212 APOIO A CRIAÇÃO, DIFUSÃO E FOMENTO DA CULTURA
0213 PROMOÇÃO E APOIO DAS FESTIVIDADES E CRENDICES POPULARES
0214 PROMOÇÃO E APOIO DAS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
0215 PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
0216 PROMOÇÃO DE POLÍTICAS DE INCENTIVO A LEITURA E A LITERATURA
0231 PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DOS DIREITOS HUMANOS
0232 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER
0233 PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT(+)
0234 COMBATE A DESIGUALDADE SOCIAL
0235 PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR
0236 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DOS JOVENS
0251 GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
0252 INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
0253 URBANIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS
0261 PROGRAMA DE MELHORIA HABITACIONAL
0271 INFRAESTRUTURA E MELHORIA SANITÁRIA
0272 AMPLIAÇÃO E MELHORIA DE SISTEMAS E RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
0273 ADUÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
0281 CONTROLE, PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
0282 LIMPEZA PÚBLICA E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
0283 GERENCIAMENTO E INTEGRAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
0284 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS
0285 PROGRAMA DE DEFESA CONTRA AS SECAS
0286 DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO MINERAL
0301 MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
0302 INCLUSÃO DIGITAL E ESTUDOS CIENTÍFICOS
0311 FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
0312 DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA
0313 DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA (PESCA E ASSEMELHADOS)
0314 AÇÕES DE DEFESA ANIMAL E VEGETAL
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Programas de Governo
Código Programa
0315 PROGRAMA DE CULTIVO E VALORIZAÇÃO DAS TERRAS PRODUTIVAS
0316 PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE BIOINSUMOS E SEMESTES
0317 SEGURANÇA ALIMENTAR PARA A PECUÁRIA
0318 GARANTIA MUNICIPAL PARA A PRODUÇÃO RURAL
0321 AÇÕES DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DE ASSENTAMENTOS AGRÍCOLAS
0331 ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E PROJETOS ESTRUTURANTES
0332 DESENVOLVIMENTO AGROINDUSTRIAL
0341 FORTALECIMENTO COMERCIAL DE MERCADOS E FEIRAS LIVRES
0342 PROMOÇÃO E FORTALECIMENTO DO TURISMO
0351 MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
0352 PROGRAMA DE INVENTIVO A PRODUÇÃO DE ENERGIA NÃO CONVENCIONAL
0353 PROGRAMA SOCIAL DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXA RENDA
0354 EXPANSÃO DA INFRAESTRUTURA ELÉTRICA MUNICIPAL
0361 MUNICIPALIZAÇÃO E GESTÃO DO TRÂNSITO
0362 EDUCAÇÃO E SEGURANÇA DO TRÂNSITO
0363 MALHA RODOVIÁRIA MUNICIPAL
0364 GESTÃO DA FROTA DE VEÍCULOS E MÁQUINAS
0381 DESENVOLVIMENTO DO DESPORTO COMUNITÁRIO E DO LAZER
0382 INFRAESTRUTURA DE ESPORTE E LAZER
0401 ENCARGOS E CONTROLE DA DÍVIDA PÚBLICA
0402 ENCARGOS SOCIAIS DO RGPS
0403 ENCARGOS SOCIAIS DO RPPS
0404 CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PASEP
0405 CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO FGTS
9999 RESERVA DE CONTINGÊNCIA
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 – 2029
Ações Finalísticas
Código Ação
SigWeb - Sistema Integrado de Gestão Municipal Grupo S&S Informática
0001 EXECUÇÃO DE OBRAS E INSTALAÇÕES DE PEQUENO PORTE
0002 INFRAESTRUTURA DE CONVIVÊNCIA SOCIAL, MOBILIDADE E LAZER
0003 PROGRAMA DE SANEAMENTO BÁSICO E BEM-ESTAR SOCIAL
0004 PROJETO DE ATRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
0005 MANUTENÇÃO E CONTROLE DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA LOCAL
0006 AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA MALHA VIÁRIA MUNICIPAL
0007 CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E MELHORIA DE SISTEMAS E RESERVAS HÍDRICAS
0008 DESENVOLVIMENTO DA PESCA E DO CULTIVO EM CATIVEIRO DE ESPÉCIES AQUÁTICAS
0009 CONSTRUÇÃO, REFORMA E IMPLANTAÇÃO DE CENTROS COMERCIAIS POPULARES
0010 CONSTRUÇÃO, REFORMA E IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS
0011 CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE QUADRAS, CAMPOS, GINÁSIOS E ARENINHAS
0013 MDE - CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE QUADRAS POLIESPORTIVAS NAS ESCOLAS
0014 GESTÃO OPERACIONAL DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
0015 MDE - CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DAS UNIDADES ESCOLARES
0016 FDB30 - CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL
0017
0018
0019
CONSTRUÇÃO, REFORMA E APARELHAMENTO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
CONSTRUÇÃO, REFORMA E APARELHAMENTO DE UNIDADE DE ATENDIMENTO HOSPITALAR
CONSTRUÇÃO, REFORMA E APARELHAMENTO DE UNIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
0020 CONSTRUÇÃO E MELHORIA DE MORADIAS POPULARES
0021 APOIO MUNICIPAL NA EXECUÇÃO DO PROCESSO JUDICIÁRIO
0022 REVITALIZAÇÃO E CONTROLE DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
0024 GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONALIZADO
0025 PARCERIA E COOPERAÇÃO TÉCNICA COM ENTIDADES DIVERSAS
0026 FESTIVIDADES DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, EVENTOS CÍVICOS E CERIMONIAL OFICIAL
0029 FUNCIONAMENTO DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
0031 SERVIÇO MUNICIPAL DE OUVIDORIA, TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL
0032 GESTÃO ADMINISTRATIVA E FUNCIONAL DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO GOVERNO
0033 INDENIZAÇÕES E ACORDOS JUDICIAIS DIVERSOS
0034 RECRUTAMENTO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
0035 GESTÃO ADMINISTRATIVA E FUNCIONAMENTO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
0036 GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
0038 GERENCIAMENTO E CONTROLE DA DÍVIDA PÚBLICA MUNICIPAL
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 – 2029
Ações Finalísticas
Código Ação
SigWeb - Sistema Integrado de Gestão Municipal Grupo S&S Informática
0041 APOIO MUNICIPAL AOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
0042 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA
0043 PROMOÇÃO DE SERVIÇOS BÁSICOS DE ULTILIDADE PÚBLICA
0046 AÇÕES DE DEFESA CIVIL NO COMBATE AS SECAS E A DESERTIFICAÇÃO
0047 AGRICULTURA FAMILIAR - GESTÃO, INCENTIVO E COMERCIALIZAÇÃO
0048 AMPARO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA A ASSENTAMENTOS AGRÍCOLAS
0049 PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS LOCAIS
0052 CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E ORGÂNICOS
0053 AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA
0054 AÇÕES DE ARBORIZAÇÃO, DEFESA E CONTROLE AMBIENTAL
0058 CONVÊNIOS E PARCERIAS PARA FOMENTO DA CULTURA
0060 AÇÕES DE INCREMENTO DA CULTURA EM GERAL
0061 REALIZAÇÃO DE FESTIVIDADES E EVENTOS DA CULTURA, DA CRENDICE E DO IMAGINÁRIO POPULAR
0062 CONVÊNIOS E PARCERIAS PARA FOMENTO DO ESPORTE
0065 DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL TURISTICO DO MUNICÍPIO
0067 MDE - ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR
0068 SME - DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO
0069 SME - ATIVIDADES DE INCREMENTO A PROFISSIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA
0070 SME - APOIO AO ENSINO SUPERIOR
0072 MDE - DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
0073
0074
0075
MDE - DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
MDE - DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MDE - DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS ESPECIAIS
0076 MDE – COFINANCIMENTO ESTADUAL E FEDERAL PARA ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL
0077 MDE - SERVIÇO MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR
0078 MDE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE
0079 FDB30 - DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
0080 FDB70 - REMUNERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
0081 FDB30 - SERVIÇO MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR
0082 FDB30 - DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
0083 FDB70 - REMUNERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
0084 FDB30 - DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 – 2029
Ações Finalísticas
Código Ação
SigWeb - Sistema Integrado de Gestão Municipal Grupo S&S Informática
0085 FDB70 - REMUNERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
0086 FDB30 - GESTÃO OPERACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
0087 FDB30 - IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – EDUCAÇÃO BÁSICA
0090 SMS - FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
0092 SMS - PROGRAMA DE ORTESE, PRÓTESE E INSUMOS ESPECIAIS DE SAÚDE
0093 APOIO AO PROGRAMA MAIS MÉDICOS - SMS
0094 REALIZAÇÃO DE CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA
0095 SMS - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA
0096 AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DOENÇAS EPIDEMIOLÓGICAS
0097 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
0098 GESTÃO, FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
0100 FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
0101 CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO - CAF
0103 AÇÕES DE VIGILANCIA EM SAÚDE E CONTROLE ENDEMIAS
0104 GESTÃO E EXPANSÃO DA ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR – MAC
0105 SERVIÇOS COMPLEMENTARES DE SAÚDE NÃO CONTEMPLADOS PELO SUS
0108 FUNCIONAMENTO DO CONSELHO TUTELAR
0109 AÇÕES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA, PROMOÇÃO E SERVIÇO SOCIAL À POPULAÇÃO
0110 DESENVOLVIMENTO DO ASSOCIATIVISMO SOCIAL E COMUNITÁRIO
0111
0112
0113
ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATÚITA À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL
REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS, SEMINÁRIOS E FÓRUNS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUPORTE ALIMENTAR DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL
0114 FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO DOS CONSELHOS DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA – CMAS, CMDCA E OUTROS
0115 VALORIZAÇÃO E INCLUSÃO DE MINORIAS SOCIAIS, ÉTNICAS E RACIAIS
0116 PROGRAMAS SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
0117 PROGRAMA DE INCENTIVO AO EMPREENDEDOR LOCAL
0118 SERVIÇO MULTISETORIAL DE DEFESA CIVIL
0119 VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA CIDADANIA INDIVIDUAL E COLETIVA
0121 EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO BLOCO DA GESTÃO DO SUAS – IGDSUAS
0123 BLOCO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO - IGDBF
0124 FORTALECIMENTO DE AÇÕES DA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS
0125 AÇÕES ESTRATÉGICAS DE COMBATE E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INTANTIL
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 – 2029
Ações Finalísticas
Código Ação
SigWeb - Sistema Integrado de Gestão Municipal Grupo S&S Informática
0126 EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO BLOCO DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA - CRAS/PAIF/SCFV
0127 GESTÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
0128 GESTÃO DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS DA POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
0129 EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO BLOCO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL (MAC-ASSSISTÊNCIA)
0131 GESTÃO DE SERVIÇOS E POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
0132 PROJETOS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
0134 GESTÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS DE HABITAÇÃO
0135 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
0137 FUNCIONAMENTO DA PROCURADORIA DO MUNICÍPIO
0142 CONSERVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL
0143 FDB30 – CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE UNIDADES ESCOLARES DA REDE DE ENSINO INFANTIL
0144 FDB70 - AÇÕES MULTIPROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL INCLUSIVO
0145 MANUTENÇÃO DA BANDA DE MÚSICA
0146 AÇÕES DE APOIO E REVITALIZAÇÃO DO SETOR CULTURAL
0147 CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE PRÉDIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS
0148 CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E MELHORIA DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA IRRIGAÇÃO
0149 APOIO AO PEQUENO AGRICULTOR E PECUARISTA
0150 PROGRAMA DE CULTIVO E BENEFICIAMENTO DE TERRAS PRODUTIVAS
0151 PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE BIOINSUMOS E SEMENTES PARA PLANTIO
0152 PROGRAMA DE SILAGEM E ARMAZENAMENTO DE FORRAGEM PARA ANIMAIS
0153 CONCESSÃO DE GARANTIA SEGURO SAFRA
0154 EXPANSÃO DE REDES DE ENERGIA ELÉTRICA
0155 MANUTENÇÃO E APOIO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS
0156 AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS CONTRATUAIS PARCELADAS
0157 PAGAMENTO DAS SENTENÇAS JUDICIAIS – PRECATÓRIOS E REQUISITÓRIOS
0158 CENTRO DE REFERÊNCIA E ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DAS PESSOAS ATÍPICAS
0159 PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ANIMAL E CONTROLE DE ANIMAIS DE RUA
0160 PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS
0161
0162
0163
0164
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA IDOSA
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Produtos de Governo
01 ATIVIDADE DE GESTÃO PÚBLICA
02 ALUNO MATRICULADO
03 EQUIPAMENTO ADQUIRIDO
04 INFRAESTRUTURA DE USO PÚBLICO
05 INFRAESTRUTURA PATRIMONIAL
06 PARCERIA CELEBRADA
07 POPULAÇÃO ASSISTIDA
08 PRÉDIO DO SERVIÇO PÚBLICO
09 SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Indicadores de Governo
01 AÇÃO ADMINISTRATIVA PERMANENTE
02 CENSO ESCOLAR – FNDE/INEP
03 CENSO SUAS - DGSUAS
04 CONSULTA POPULAR PARTICIPATIVA
05 INDICADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E APRENDIZAGENS - IDEA
06 ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL – IEGM
07 ÍNDICE MUNICIPAL DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE - IQM
08 PESQUISAS IBGE/IPECE
09 PLANO DE GOVERNO – REGISTRO TSE/TRE
10 REGISTRO SISTEMÁTICO DE DADOS – DATASUS
11 SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO – SNIS
GOVERNO MUNICIPAL DE PARAMOTI/CE
Plano Plurianual: 2026 - 2029
Fontes de Recurso
SigMunicipal - Sistema Integrado de Gestão Municipal www.ssinformatica.net (85) 3252.1454 Grupo S&S Informática
111300000 Transferências do FUNDEB 30%
111500000 Transferências do FUNDEB 30% – Complementação da União
150000000 Recursos não vinculados de Impostos
150010010 Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos – Educação
150010020 Receitas de Impostos e de Transferência de Impostos – Saúde
150100000 Outros Recursos não Vinculados
150200000 Recursos não Vinculados da Compensação de Impostos
150300000 Apoio financeiro da União em Decorrência de Estado de Calamidade Pública
154000000 Transferências do FUNDEB - Impostos e Transferências de Impostos - 30%
154010700 Transferências do FUNDEB - Impostos e Transferências de Impostos - 70%
154100000 Transferências do FUNDEB 30% - Complementação da União - VAAF
154110700 Transferências do FUNDEB 70%- Complementação da União - VAAF
154200000 Transferências do FUNDEB 30% - Complementação da União - VAAT
154210700 Transferências do FUNDEB 70%-Complementação União – VAAT
154300000 Transferências do FUNDEB 30% - Complementação da União - VAAR
154310700 Transferências do FUNDEB 70% -Complementação União – VAAR
154400000 Recursos de Precatórios do FUNDEF
154500000 Recursos de Precatórios do FUNDEB (2007- 2020)
155000000 Transferência do Salário-Educação
155100000 Transferências de Recursos do FNDE Referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
155200000 Transferências de Recursos do FNDE Referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
155300000 Transferências de Recursos do FNDE Referentes ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar(PNATE)
156900000 Outras Transferências de Recursos do FNDE
157000000 Transferências do Governo Federal referentes a Convênios e outros Repasses vinculados à Educação
157100000 Transferências do Estado referentes a Convênios e outros Repasses vinculados à Educação
157200000 Transferências de Municípios referentes a Convênios e outros Repasses vinculados à Educação
157300000 Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculados à Educação
157400000 Operações de Crédito Vinculadas à Educação
157500000 Outras Transferências de Convênios e Instrumentos Congêneres vinculados à Educação
157600000 Transferências de Recursos dos Estados para programas de educação
159900000 Outros Recursos Vinculados à Educação

